Mais recentes
-
'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula
-
'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda
-
Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros
-
STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda
Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta
2025-05-16
IDOPRESS
Em Belo Horizonte (MG),temperatura não passa dos 22ºC nesta sexta-feira; outras partes do país também seguem com temperaturas amenas — Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 15/05/2025 - 22:30
Chuvas intensas no Norte e Nordeste; frio persiste no Sudeste
As regiões de Rio,São Paulo e Minas Gerais continuam com temperaturas mais baixas nesta sexta-feira (15),enquanto o Norte e Nordeste enfrentam chuvas intensas,com destaque para Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba e Pernambuco. No Nordeste,chuvas fortes são esperadas na Bahia,impulsionadas por "ondas de leste". O Inmet recomenda cautela em áreas afetadas,com medidas preventivas contra inundações.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
As temperaturas mais amenas,registradas em grande parte do país nos últimos dias,devem persistir nesta sexta-feira (15),em especial no centro-sul do Brasil. No Norte e no Nordeste,onde foram registradas chuvas nesta quinta (14),deve chover novamente,desta vez com um volume ainda maior. Andrea Ramos,meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),destaca que as áreas mais atingidas serão as cidades da faixa litorânea nacional.
Himalaia: montanhistas e monges fazem enterro simbólico de geleira que pode desaparecer até 2040Leia mais: cientistas chineses alertam sobre aquecimento contínuo da Antártida a 0,12°C por década nos últimos 40 anos
— No Nordeste,a previsão do tempo indica um volume de chuva significativo ao longo do dia na Bahia. Em alguns momentos,ela deve ficar de moderada a forte,e pode vir também com trovoadas. Chuvas também no litoral entre o Ceará,Paraíba e Pernambuco,justificadas pela entrada de umidade no oceano,por conta das chamadas "ondas de leste" — explica a especialista.
Veja fotos da onda de frio extremo na China
1 de 5
Celebrações do Ano Novo Chinês em meio à neve — Foto: JADE GAO / AFP
2 de 5
Norte do país enfrenta nevasca e temperaturas a -50°C — Foto: AFP
Pular
X de 5
Publicidade 5 fotos
3 de 5
Pessoas visitam o Templo do Paraíso depois de nevasca em Pequim — Foto: WANG ZHAO/AFP
4 de 5
Um homem se exercita em um parque após uma nevasca em Pequim — Foto: WANG ZHAO/AFP
Pular
X de 5
Publicidade
5 de 5
Onda de frio extremo assusta autoridades,que ativaram alerta mais grave nesta quarta-feira — Foto: AFP
— Por outro lado,um anticiclone do Centro para o Norte do país faz com que haja uma massa de ar quente e seca. E,do Centro para o Sul,uma massa de ar fria e seca. Isso proporciona temperaturas mais baixas no início da manhã,com aumento na parte da tarde — complementa Andrea.
No Sudeste,as temperaturas não devem aumentar muito,ficando mais baixas em especial nas primeiras horas do dia. No Rio,os números devem oscilar entre 19 °C e 25 °C. Já na capital paulista,as mínimas ficam em torno de 12 °C,com máximas não passando dos 24 °C. Destaque para Minas Gerais,onde os termômetros não passam de 22ºC,com mínima prevista de 14ºC.
Nos estados do Sul,somente o Rio Grande do Sul deve ter um dia mais quente. Por lá,a máxima é de 28ºC.
Alertas do Inmet para esta sexta-feira — Foto: Captura de tela
O Inmet emitiu três alertas de "perigo potencial" e outros três de "perigo" para esta sexta.
A recomendação do Inmet para as áreas afetadas pela chuva é de que a população evite enfrentar o mau tempo,observe a alteração nas encostas e,se possível,desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:
Desligue aparelhos elétricos,quadro geral de energia;Observe alteração nas encostas;Permaneça em local abrigado;Em caso de situação de inundação,ou similar,proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).