Mais recentes
-
Global Times: A thorough analysis of the legality of US’ tariff abuses, China's countermeasures
-
PP e União Brasil fecham federação
-
Em quatro meses, Botafogo iguala número de derrotas sofridas em todo o ano de 2024; veja
-
Nonato marca no fim e equipe alternativa do Fluminense arranca empate com o Unión Española
Mais de 10 mil litros de azeite fraudado são apreendidos pelo governo em São Paulo
2025-02-25
IDOPRESS
Consumidora compra azeite de oliva no supermercado — Foto: Divulgação Mapa
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 24/02/2025 - 19:46
Apreensão de Azeite Fraudado em São Paulo
Governo apreende 10.800 litros de azeite fraudado em Osasco,São Paulo,com mistura de óleos vegetais impróprios para consumo. A ação foi desencadeada por denúncia ao Ministério da Agricultura,evitando danos à saúde pública. Produtos adulterados devem ser usados industrialmente ou descartados. Empresa fraudadora enfrentará penalidades se comprovada a fraude. Denúncias de irregularidades em produtos vegetais podem ser feitas via plataforma Fala BR do Mapa.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Uma denúncia registrada na Ouvidoria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) levou a apreensão de 10.800 litros de azeite fraudado em um centro de distribuição de supermercados em Osasco,São Paulo. De acordo com o Mapa,o produto que afirmava ser "azeite de oliva extravirgem" teria uma mistura de óleos vegetais — considerado impróprio para consumo humano.
De acordo como diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal,Hugo Caruso,a operação evitou riscos à saúde pública e prejuízos financeiros aos consumidores.
Segundo o Mapa,produtos fraudados precisam ser destinados para fins industriais,como a produção de biodiesel,ou até mesmo inutilizados sob a supervisão de órgãos ambientais.
Se comprovada a fraude a empresa deverá responder às penalidades,pagar multa e poderá sofrer uma possível interdição. Consumidores que encontrarem irregularidades em produtos vegetais podem fazer denúncias através da plataforma Fala BR,do Mapa.