Mais recentes
-
Pacote fiscal gera crise interna na bancada do PT e desgasta relação do governo com PSOL
-
Ciência do Chope: pesquisa sobre copo ideal para cerveja surgiu em ida à piscina, conta professor
-
Protagonista da série 'Sutura', Humberto Morais fará nova novela de Rosane Svartman
-
Exoneração expõe insatisfação com esforços do governo Lula para frear crise sanitária em reservas indígenas
Discussão do Orçamento arranca hoje com audição do ministro das Finanças
2024-10-28 HaiPress
Os deputados vão ouvir Joaquim Miranda Sarmento hoje no plenário,às 15:00,no âmbito da apreciação,na generalidade,da proposta de OE2025,que já tem viabilização garantida através da abstenção do PS.
O ministro vai apresentar os principais aspetos da proposta entregue em 10 de outubro na Assembleia da República,após negociações marcadas pela discussão à volta do IRS Jovem,que acabou por ficar com uma formulação mais próxima da atual desenhada pelo anterior governo PS,e do IRC,cuja descida se ficará por um ponto percentual,no próximo ano.
Já na terça-feira é a vez da ministra do Trabalho,Solidariedade e Segurança Social,com a audição marcada também para as 15:00,seguindo-se a discussão e votação na generalidade,em 30 e 31 de outubro.
No dia 04 de novembro arranca a apreciação na especialidade,na Comissão de Orçamento,Finanças e Administração Pública (COFAP),com audições de todos os ministros e também de algumas instituições e organismos como o Tribunal de Contas,o Conselho Económico e Social e o Conselho das Finanças Públicas.
As audições terminam em 15 de novembro,dia que marca também o final do prazo para os partidos apresentarem as suas propostas de alteração ao documento.
Segue-se depois,de 22 a 29 de novembro,a discussão no plenário da parte da manhã e as votações na COFAP à tarde,com a votação final global marcada para dia 29.
No OE2025,o Governo prevê um crescimento económico de 2,1% no próximo ano,um excedente orçamental de 0,3% e que a dívida pública se reduza para 93,3% do PIB.