Mais recentes
-
Pacote fiscal gera crise interna na bancada do PT e desgasta relação do governo com PSOL
-
Ciência do Chope: pesquisa sobre copo ideal para cerveja surgiu em ida à piscina, conta professor
-
Protagonista da série 'Sutura', Humberto Morais fará nova novela de Rosane Svartman
-
Exoneração expõe insatisfação com esforços do governo Lula para frear crise sanitária em reservas indígenas
Tâmega e Sousa assina acordos de cooperação com cidade do sul da China
2024-10-21 HaiPress
De acordo com o portal de notícias estatal Guangdong Today (GDToday),cada um destes seis municípios do Tâmega e Sousa (Penafiel,Lousada,Baião,Felgueiras,Cinfães,e Marco de Canaveses) assinou um acordo com uma zona de Zhuhai.
As cartas de intenções,que abrangem áreas como comércio,tecnologia,educação e economia marinha,foram assinados na sexta-feira,durante a visita a Zhuhai de uma delegação da CIM do Tâmega e Sousa.
Esta é a segunda vez que zonas de Zhuhai estabelecem relações com municípios do estrangeiro,indicou o GDToday.
"Esperamos ver Zhuhai e Portugal a expandirem ainda mais intercâmbios de pessoas,aprofundarem a compreensão mútua e continuarem a promover intercâmbios e cooperação",disse o vice-presidente da autarquia de Zhuhai,Li Chong.
A cidade estabeleceu um acordo de geminação com o município de Castelo Branco em 1994.
Na quinta-feira,em Macau,o primeiro-secretário executivo da CIM do Tâmega e Sousa disse à Lusa que a delegação ia visitar o 'campus' do Instituto de Tecnologia de Pequim na vizinha Hengqin e avaliar "a oportunidade de um centro de investigação ligado ao conhecimento,inovação e desenvolvimento de novas tecnologias" naquela zona portuguesa.
"Há uma capacidade técnica instalada,logo há recursos humanos qualificados",sublinhou o dirigente,lembrando a proximidade das universidades do Porto,do Minho e de Trás-os-Montes.
Também o diretor executivo da Fundação Associação Empresarial de Portugal (AEP) disse que a região do Tâmega e Sousa quer acolher um parque tecnológico para transferência de tecnologia da China.
Paulo Dinis disse à Lusa que "está a ser preparado um acordo geral que permita envolver" os municípios do Tâmega e Sousa no projeto.
O primeiro passo,em colaboração com a Câmara de Comércio Portugal-China Pequenas e Médias Empresas,foi dado através da criação de um centro,cuja sede está para já no Porto,referiu Dinis.
"Estamos a equacionar o lançamento de um parque tecnológico,a ser uma colaboração entre empresas,'startups' acima de tudo,que permita ter uma colaboração partilhada em termos de conhecimento de tecnologia entre Portugal,Macau,e China" continental,indicou.
A delegação da CIM do Tâmega e Sousa esteve no território para participar na 29.ª edição da Feira Internacional de Macau,que terminou no sábado.