Mais recentes
-
Pacote fiscal gera crise interna na bancada do PT e desgasta relação do governo com PSOL
-
Ciência do Chope: pesquisa sobre copo ideal para cerveja surgiu em ida à piscina, conta professor
-
Protagonista da série 'Sutura', Humberto Morais fará nova novela de Rosane Svartman
-
Exoneração expõe insatisfação com esforços do governo Lula para frear crise sanitária em reservas indígenas
Após agressão a Marçal, Datena diz que pretende 'se manter candidato até o fim': 'Fazer o quê, já foi'
2024-09-16 HaiPress
Datena fala com a imprensa após ser expulso do debate deste domingo — Foto: Maria Isabel Oliveira / O Globo
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 16/09/2024 - 01:11
Datena mantém candidatura em SP após agressão e polêmica
Após agressão a Pablo Marçal,Datena pretende manter candidatura em SP. Datena não se arrepende e chama rival de covarde. Marçal é agredido com cadeira e precisa de atendimento médico. Debate interrompido e Datena expulso. Campanha de Marçal critica continuidade do evento.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
Em conversa com a imprensa após ter sido expulso do debate da TV Cultura deste domingo por agredir Pablo Marçal (PRTB),José Luiz Datena (PSDB) afirmou que pretende manter candidatura à prefeitura de São Paulo "até o fim".
'Por que todo esse ódio': Nas redes,Marçal associa cadeirada de Datena a atentado contra Trump e facada em BolsonaroDatena: 'Foi uma reação humana que eu não pude conter'
— Pretendo me manter candidato até o fim. Depende do partido. Depende de todo mundo. Pretendo continuar candidato — afirmou. — Tô errado? Tô. Mas fazer o quê,já foi.
O apresentador também disse que "claro que não se arrepende" do episódio. Datena acrescentou que o rival "é um covarde e mereceu" a cadeirada.
— Eu achei que devia uma satisfação a minha ela (minha sogra) por ter sido acusado por um canalha desses que não tem medo. Eu simplesmente não me aguentei e minha sogra é uma segunda mãe,eu acho que esse cara merecia uma verdade,uma reprimenda,não sei se desse jeito… mas alguma coisa parecida. Ele é um covarde e mereceu o que aconteceu — afirmou.
Mais cedo,Datena apontou que "infelizmente" perdeu a cabeça e que a agressão "foi uma reação humana" que "não pode conter".
— Tive que responder por uma coisa que eu não devia,não devo,e que eu não cometi,jamais cometi,uma barbaridade dessa contra a mulher,em momento nenhum e jamais cometeria. Eu dou minha palavra de honra. A partir do momento que eu me senti agredido ali,eu vi a figura da minha sogra,que,repito,morreu por causa disso,e infelizmente eu perdi a cabeça. Não devia ter perdido? Acredito que não. Poderia ter simplesmente saído do debate e ido embora pra casa,que era muito melhor. Mas,do mesmo jeito que eu choro como uma reação humana,essa foi uma reação humana que eu não pude conter.
O debate foi interrompido às pressas no quarto bloco por causa da agressão. O apresentador atirou uma cadeira no candidato rival,e a TV Cultura chamou o intervalo. Na volta da programação,a TV anunciou que Datena havia sido expulso do debate,e Marçal afirmou que deixaria o evento para procurar atendimento médico.
A agressão ocorreu quando Marçal voltou a provocar Datena sobre uma acusação de assédio sexual,que tinha sido tema do primeiro bloco do programa. Datena chamou Marçal de "bandidinho,ladrãozinho de dados" e afirmou que a acusação "custou muito" para ele e sua família. Marçal então disse que "o Brasil quer saber que horas você vai parar" e chamou o apresentador de "arregão".
— Você atravessou o debate esses dias para me dar um tapa,você não é homem nem para fazer isso — falou Marçal,que neste momento foi atingido por Datena.
Após a agressão,a assessoria de imprensa de Marçal afirmou que o candidato foi "brutalmente agredido por Datena e precisou ir às pressas para o hospital" Sírio Libanês. Também afirmou que era "um absurdo o debate continuar" após o ocorrido.
"Pablo Marçal foi covardemente agredido por José Luiz Datena,que o golpeou na região das costelas com uma cadeira de ferro. Infelizmente,Marçal precisou sair do debate às pressas,em uma ambulância,para receber cuidados médicos em caráter emergencial. É lamentável que o debate tenha continuado,mesmo sem a presença do candidato agredido.Pablo Marçal está ferido,com suspeita de fraturas na região torácica e muita dificuldade para respirar. Esperamos que as medidas judiciais cabíveis sejam tomadas e contamos com as orações do povo",diz a campanha de Marçal.
No retorno do debate,o apresentador Leão Serva lamentou pelas "cenas de pugilato" e disse que “vivemos um dos momentos mais absurdos da história da TV brasileira". Datena foi expulso do debate e Marçal disse que se sentiu mal,e deixou o debate para procurar atendimento médico.
— A decisão foi expulsar o candidato Datena do debate conforme estava previsto no regulamento aceito por todos,porque ele cometeu três falhas graves sucessivas,duas palavras de baixo calão,antes de uma agressão física. O candidato Marçal antes estaria estourando o tempo,então ele estaria na marca do pênalti,mas ele agredido pelo Datena,disse que estava se sentindo mal,foi para buscar atendimento de saúde e preferiu deixar o debate. Consultados,os candidatos decidiram ficar no debate e fazer o debate de bom nível que você eleitor merece. Eu peço desculpas em nome da TV Cultura — falou o apresentador.
Depois de ser expulso,em conversa com jornalistas,Datena disse que perdeu a cabeça por se sentir agredido:
— Tive que responder por uma coisa que eu não devia,essa foi uma reação humana que eu não pude conter.
Após a agressão,a campanha do ex-coach citou "suspeita de fratura" e criticou a continuidade do evento diante do episódio.
"Infelizmente,mesmo sem a presença do candidato agredido. Pablo Marçal está ferido,com suspeita de fraturas na região torácica e muita dificuldade para respirar",disse a campanha do ex-coach.