Mais recentes
-
McDonald's recua na política de diversidade: tendência global impacta empresas brasileiras
-
Novo advogado reforça defesa de Bolsonaro
-
Bolo envenenado: presa também é suspeita do homicídio do sogro, morto em setembro por intoxicação; corpo já foi exumado
-
Drones ucranianos atacam depósito de petróleo no interior da Rússia que fornece combustível à frota de aviões bombardeiros
Transações na rede multicaixa em Angola cresceram 9,3% em agosto
2024-09-07 HaiPress
Quase 213 milhões de operações (consultas,compras,pagamentos,levantamentos e transferências) foram realizadas neste período,um aumento de 9,7% face ao mês de julho,segundo o Relatório Sintético Mensal de agosto 2024 da EMIS - Empresa Interbancária de Serviços em Angola -- consultado hoje pela Lusa.
O canal Multicaixa Express dominou as transferências de dinheiro no mercado bancário eletrónico,com um total de 1,17 biliões de kwanzas (1,1 mil milhões de euros) em agosto,um crescimento de 7,3% em relação ao mês anterior.
Num universo de cinco canais existentes,o Multicaixa Express teve uma contribuição de 35,6% do volume total transacionado pela rede da EMIS em agosto.
A nível do Caixa Automático (ATM) foram processados 1,14 biliões de kwanzas (1,1 mil milhões de euros),correspondendo a uma contribuição global de 34,7%,seguido das transações pelo canal TPA (Terminal de Pagamento Automático) com 789 mil milhões de kwanzas (779 milhões de euros),com uma participação de 24%.
O Internet Banking com 174 mil milhões de kwanzas (169 milhões de euros) e o Movimento na Gateway de Pagamentos Online (GPO) com 5 mil milhões de kwanzas foram os canais menos utilizados neste período.
Segundo a EMIS,estavam contabilizados,em agosto,6,7 milhões de cartões multicaixa ativos,3.819 caixas automáticos ativos,com um total de 2.269 só em Luanda,capital angolana.