Mais recentes
-
Os leiloeiros no comando
-
Veja antes e depois de teto de igreja que desabou no Centro Histórico de Salvador
-
Anvisa nega aprovação de vacina da Covid-19 atualizada para a cepa JN.1; entenda
-
Executiva da Vale levanta dúvida sobre diversidade ao afirmar que cultura 'woke' perde espaço para 'mérito'. Empresa diz que não mudou política
Afreximbank financia expansão da petrolífera Oando na Nigéria
2024-08-24 HaiPress
Em comunicado enviado à Lusa,o Afreximbank explica que contraiu um empréstimo de 500 milhões de dólares (447 milhões de euros),a que se junta outro de 150 milhões de dólares (134 milhões de euros),para financiar a compra,pela petrolífera Oando,da participação de 20% da concessionária nigeriana da Agip.
Com esta transação de 650 milhões de dólares (581 milhões de euros) a Oando aumenta a participação na 'joint venture' em que já estava,na qual participa ainda a companhia petrolífera nacional,a Nigerian National Petroleum Company (NNPC).
"Ao apoiar a aquisição de ativos cruciais energéticos por uma empresa local,como a Oando,o Afreximbank está a fortalecer o empoderamento económico,a melhorar o comércio regional e a contribuir para um desenvolvimento sustentável dos recursos naturais africanos",comentou o vice-presidente do Afreximbank Haytham Elmaayergi,citado no comunicado.
Esta transação,acrescentou,"é um marco importante para o setor petrolífero da Nigéria",o maior produtor de petróleo na África subsaariana,porque "mostra o papel cada vez maior das empresas locais na detenção e operação de ativos energéticos críticos,em linha com a estratégia de conteúdo local,segurança energética e soberania económica" do país africano.