Mais recentes
-
Pacote fiscal gera crise interna na bancada do PT e desgasta relação do governo com PSOL
-
Ciência do Chope: pesquisa sobre copo ideal para cerveja surgiu em ida à piscina, conta professor
-
Protagonista da série 'Sutura', Humberto Morais fará nova novela de Rosane Svartman
-
Exoneração expõe insatisfação com esforços do governo Lula para frear crise sanitária em reservas indígenas
Salário médio na Função Pública cresce 8,4% para 2.082,6 euros
2024-08-15 HaiPress
Já a remuneração base média mensal na Função Pública aumentou 7,1% em abril,face ao período homólogo,para 1.754,5 euros,segundo a síntese estatística do emprego público da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).
No que diz respeito ao ganho médio mensal nas administrações públicas,este é estimado em 2.082,6 euros,uma subida de 2,3% face ao trimestre anterior e uma variação homóloga de 8,4%.
"A variação homóloga resulta do aumento da remuneração base média mensal e das restantes componentes do ganho,como subsídios,suplementos regulares e pagamento por horas de trabalho suplementar",explica a DGAEP.
Quanto à remuneração base média mensal dos trabalhadores a tempo completo no setor das administrações públicas,esta aumentou 1,8% face ao mês de referência do trimestre precedente (janeiro 2024) e 7,1% face ao período homólogo "por efeito conjugado da entrada e saída de trabalhadores com diferentes níveis remuneratórios,de medidas de valorização remuneratória aprovadas para os trabalhadores em funções públicas e da atualização do valor da RMMG [Remuneração Mínima Mensal Garantida] para 820,00 euros e do valor da BRAP [base remuneratória da Administração Pública] para 821,83 euros".
É de salientar que a remuneração base representou 84,3% do ganho médio mensal dos trabalhadores nas administrações públicas,sendo que é para os diplomatas que os suplementos têm um maior peso nos salários (71,7%). Por outro lado,para o pessoal docente,os suplementos representam apenas 5,4% do ganho médio.