"Entraves" nas reformas de trabalhadores das pedreiras vão ser analisados

2024-07-11 HaiPress

"O Governo irá refletir sobre essa matéria",disse a ministra na primeira resposta sobre o tema aos deputados da comissão parlamentar do Trabalho,Segurança Social e Inclusão.

Já posteriormente,sobre o mesmo assunto,Maria do Rosário Palma Ramalho acrescentou que o Grupo de Trabalho para o Estudo das Profissões de Desgaste Rápido,criado pelo Ministério,"também tem como missão avaliar entraves administrativos" e que se poderá debruçar sobre estes.

"Não sei se conseguirão resolver esse caso,mas faz parte da missão deles",disse na audição regimental.

Em dezembro,a Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção,Cerâmica e Vidro (FEVICCOM) acusou o Centro Nacional de Pensões de não estar a garantir,de forma plena,a reforma antecipada sem penalização de trabalhadores de pedreiras.

De acordo com Nuno Gonçalves,do Sindicato de Cerâmica e Construção do Sul e R.A.,os trabalhadores de pedreiras têm enfrentado dificuldades junto do Centro Nacional de Pensões,da Segurança Social,para obterem a reforma antecipada. Um dos principais entraves que os trabalhadores têm encontrado diz respeito à diversidade de atuação das empresas.

Uma norma da lei do Orçamento do Estado para 2019 incluiu os trabalhadores das pedreiras na lista de profissões de desgaste rápido,tendo sido depois,em 2020,aprovada no parlamento a antecipação da idade legal de reforma sem qualquer penalização para estes trabalhadores.

Já questionada sobre a petição para a proibição da prática de contenção física a idosos,assinada já por mais de 12 mil pessoas,a ministra disse que o ministério está a acompanhar.

"É um problema que estamos a ver. Devo dizer que não sabia a dimensão",afirmou.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.
©direito autoral2009-2020European Financial Journal      Contate-nos   SiteMap