Mais recentes
-
Gravado no DNA: a perseverança que reescreve as regras de sobrevivência financeira em tempos turbulentos
-
Feira Internacional de Utilidades Domésticas e Presentes do Brasil 2025 Lançada! Delegação de Nantong Pronta para Brilhar!
-
Consultor Internacional em Finanças, Inovação Tecnológica e Estratégias de Investimento – Ricardo Alejandro Guzmán
-
BFOR, o primeiro sistema global de registro genético em blockchain, será lançado na Orbionex Exchange em 12 de agosto
Papa Leão XIV toma posse da Basílica de São João Latrão como bispo de Roma
2025-05-26
IDOPRESS
Papa Leão XIV se dirige à multidão a partir da varanda central principal da arquibasílica de São João de Latrão após uma missa solene em Roma,em 25 de maio de 2025 — Foto: Alberto PIZZOLI / AFP
O Papa Leão XIV,bispo de Roma,tomou simbolicamente posse neste domingo da Basílica de São João de Latrão,a mais antiga do Ocidente. Antes de se dirigir à “Mãe de todas as igrejas”,onde os líderes da Igreja Católica residiam antes do Vaticano,o Pontífice passou pelo Capitólio,sede da prefeitura da capital italiana. Em seguida,ele irá à basílica de Santa Maria Maior,também em Roma,onde está sepultado seu antecessor,Francisco,morto em abril aos 88 anos.
Tradição cancelada por Francisco: Papa Leão XIV dá bônus de 500 euros para cada um dos 4,2 mil funcionários do VaticanoEntenda: Papa Leão XIV indica primeira mulher para cargo na Cúria romana em seu pontificado
— A paz é a vocação universal mais poderosa de Roma — disse-lhe o prefeito Roberto Gualtieri,em referência à mensagem do Papa,que desde sua eleição em 18 de maio condenou em diversas ocasiões os conflitos armados que afetam o mundo.
Em Latrão,onde após a eleição cada novo Papa toma posse da cátedra episcopal,Leão XIV celebrou uma missa invocando o espírito da catedral,que,segundo ele,deve inspirar “a ternura,a disposição ao sacrifício e essa capacidade de escuta que permite não apenas socorrer,mas prever as necessidades e expectativas,antes mesmo que sejam expressas”.
Papa Leão XIV acena para os fiéis que aguardam do lado de fora ao fim de uma missa solene,durante a cerimônia de posse na arquibasílica de São João de Latrão,em Roma,em 25 de maio de 2025 — Foto: Alberto PIZZOLI / AFP
Nesta basílica monumental foram assinados,em 1929,os Acordos de Latrão entre a Santa Sé e o regime de Benito Mussolini (1883-1945),que normalizaram as relações entre a península e o Vaticano após a anexação de Roma durante a unificação italiana.
São João de Latrão,situada em uma colina próxima ao Coliseu,no centro da capital italiana,é um local fundamental para os cristãos. Construída por volta do ano 320,é a primeira das quatro grandes basílicas papais,e diversos acontecimentos históricos importantes ocorreram ali.
Em 774,Carlos Magno foi batizado nesse local,onde também foram realizados cinco concílios entre 1123 e 1512. Em 1300,o papa Bonifácio VIII proclamou o primeiro jubileu da história. Até o século XIX,a cerimônia de coroação papal era celebrada nessa basílica.
Os papas transferiram sua residência para o Vaticano após um período em Avignon,na França,já que São João de Latrão se encontrava em mau estado de conservação. Ao longo dos séculos,o complexo sofreu danos causados por terremotos,incêndios e saques. A basílica foi reconstruída quatro vezes e foi sendo enriquecida com obras de muitos artistas.