Mais recentes
-
Câmara deve votar requerimento acelerando projeto que aumenta número de deputados; entenda o que está em discussão
-
Câmara instala hoje comissão para analisar isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil
-
STF julga 'núcleo da desinformação' que atuou por Bolsonaro, e trama golpista pode chegar a 21 réus
-
Conselho de Ética da Câmara analisa pedido assinado por Motta de suspensão do mandato de deputado por ofensas a Gleisi
Oposição deve protocolar hoje pedido de CPMI para investigar fraudes no INSS
2025-05-06
HaiPress
A senadora Damares Alves — Foto: Roque de Sá/Agência Senado
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 06/05/2025 - 00:00
Oposição no Congresso quer CPMI para investigar fraudes no INSS
A oposição no Congresso deve protocolar um pedido de CPMI para investigar fraudes no INSS,envolvendo descontos não autorizados em aposentadorias. Apesar de já haver investigação da Polícia Federal,deputados e senadores buscam criar a comissão. A instalação depende da leitura do requerimento pelo presidente do Senado. A oposição alega que a CPMI é essencial para driblar atrasos em CPIs.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
A oposição no Congresso Nacional deve protocolar nesta terça-feira o pedido para instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que pretende investigar denúncias de irregularidades envolvendo descontos nos benefícios pagos pelo INSS.
Apuração: INSS abre investigação interna contra 12 entidades por supostas fraudes em aposentadorias e pensõesINSS: Novo ministro da Previdência assinou emenda que afrouxou regras de controle de descontos
No fim de abril,uma operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) apontou a existência de um esquema de descontos não autorizados feitos por sindicatos em aposentadorias e pensões.
A comissão mista tem a participação de deputados e senadores foi uma forma encontrada pela oposição para driblar a fila de CPIs da Câmara,que iria adiar o andamento desse colegiado.
INSS: Planalto cobra celeridade para devolução de recursos,mas governo não tem prazo para apresentar plano
A deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT) afirma ter conseguido 182 assinaturas de deputados,o suficiente para permitir a abertura da comissão. No Senado,Damares Alves (Republicanos-DF) afirma ter conseguido 29 assinaturas,número que também seria o suficiente para o início do colegiado.
Ainda existe a possibilidade da retirada de assinaturas. Nesta segunda,o líder do Republicanos,Gilberto Abramo (SP),que havia assinado o requerimento,pediu para que seu apoio fosse retirado.
O que diz o governo
O governo vem argumentando junto a líderes e deputados com maior influência nas bancadas que já existe uma investigação em curso feita pela Polícia Federal,e que uma CPMI ou CPI serviria apenas para uso político contra o Palácio do Planalto .
INSS: governo avalia sistema de contestação de autorizações de desconto antes de ressarcimento
Entre os partidos que fazem parte da base do governo,11 deputados do MDB assinaram o requerimento,11 do PSD,13 do Republicanos,14 do PP e um assinatura do PSB,do deputado Heitor Schuch (RS).
Apesar do recolhimento de assinaturas e de protocolar o pedido,a instalação de uma CPMI depende do presidente do Senado,Davi Alcolumbre (União-AP),ler o requerimento de abertura em plenário. Ou seja,a comissão para investigação do INSS só seria aberta com a concordância de Alcolumbre.