Mais recentes
-
HV Investment Group: Liderando o Futuro das Finanças com Inovação e Construindo um Novo Capítulo de Prosperidade em Conjunto
-
Brasileiros deportados não costumam retornar ao país algemados, dizem integrantes da cúpula da PF
-
Nunes diz que prefeitura de SP é 'muito preparada' após chuva alagar ruas e metrô: 'Resultado não foi tão negativo'
-
Brasileiros deportados dos EUA chegam algemados e com pés acorrentados ao Brasil, mostra vídeo
A cura pode estar em casa
2025-01-26 IDOPRESS
Além de trazer consolo,a canja de galinha hidrata,oferece a proteína de fácil absorção e outros benefícios — Foto: Freepik
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 24/01/2025 - 20:18
"Remédios Caseiros: Sabedoria Popular e Ciência"
Tratamentos caseiros,baseados em sabedoria popular e respaldados pela ciência,podem aliviar problemas de saúde,como a importância da hidratação,uso de água para compressas e lavagens,inalação de vapor,banhos terapêuticos,alimentos como a canja,remédios naturais como água de ameixa,e dicas para queimaduras,picadas de inseto,dor de ouvido e dores de cabeça. A coluna destaca a eficácia desses métodos,economizando idas à emergência e despesas em farmácias.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Essa é uma coluna sobre infância,saúde e sociedade. Ultimamente,o mundo me obrigou a focar mais em temáticas sociais,políticas e ambientais. E apesar da pressão nesse início de ano (vide meu último texto no digital),hoje é dia de serviço: vamos falar de tratamentos caseiros.
Muitos vêm da sabedoria popular,transmitida pelas avós,mas têm embasamento científico e ótimos resultados. Podem ajudar a resolver ou aliviar problemas do dia a dia de crianças e adultos,poupando idas à emergência e gastos na farmácia.
Para começar,é primordial lembrar a importância e a utilidade da água. Ela compõe de 60% a 80% do nosso organismo (mais nas crianças). E a maioria de nós esquece de beber o suficiente ao longo do dia,especialmente no nosso clima. Assim ficamos levemente desidratados e todos os nossos sistemas funcionam abaixo do ideal. Quando adoecemos,o consumo de água aumenta muito,em função do metabolismo acelerado,suor,estresse,febre,perdas intestinais e respiratórias. Uma boa hidratação é fundamental para a cura de qualquer doença.
E tem muito mais. Lavar as feridas com água e sabão,esse gesto prosaico e milenar,é a melhor forma de higienizar e evitar infecções. Além de não irritar ou ressecar a pele como o álcool gel.
A água é a base de inúmeros tratamentos caseiros: compressas de gelo para pancadas,entorses e outros traumatismos; compressas quentes para torcicolos e contraturas. Banhos mornos trazem conforto para uma criança febril quando a temperatura começa a cair (não use na fase de calafrios,quando a febre está subindo). E aliviam o estresse também – quem nunca?
A inalação de vapor é ótima para o alívio da congestão nasal e para ajudar nas tosses e catarros. E a lavagem nasal com solução salina (água e sal de cozinha – o velho soro fisiológico) é mágica pura para melhorar os sintomas de gripes,resfriados,rinites e sinusites. Gargarejo com água morna e sal alivia as dores de garganta.
Um banho de aveia hidrata e acalma a pele,e é maravilhoso para melhorar coceiras e irritação nas dermatites,doença mão pé boca e outras. Coloque uma xícara cheia de aveia coloidal (aquela em pó fino) na água morna do banho.
Alimentos podem ser curativos: um bom exemplo é a canja. Além de trazer consolo (ainda mais se oferecida por mamãe ou papai),ela hidrata e oferece a proteína de fácil absorção do frango (ou do tofu,para os vegetarianos),o efeito anti-inflamatório e anti-infeccioso do alho e da cebola,a energia do carboidrato do arroz e batata,as vitaminas da cenoura e o vapor quentinho que acalma as vias aéreas. É bom para tudo,da diarreia à gripe.
Para prisão de ventre,água de ameixa funciona muito bem. Melhor ainda se misturar com pera ou mamão amassados. Engolir sem mastigar alguns caroços do mamão (são amargos) também ajuda. Abacate tem muita fibra,mas por favor não tente comer o caroço. E ainda tem o farelo de aveia e trigo,linhaça,cereais integrais,folhas verdes. Mas tudo isso só funciona se beber muita água.
Para queimaduras de sol,compressas frias e aloe vera (babosa) em gel são ótimas. E use um bom hidratante depois do banho. Para picadas de inseto,misture bicarbonato de sódio com água para fazer uma pasta e aplique no local. Para a dor de ouvido depois do mergulho,deixe a orelha afetada para baixo e depois coloque um secador de cabelo a cerca de 30 cm,deixando o ar morno agir por 2 ou 3 minutos.
A maioria das dores de cabeça é causada por tensão muscular. Faça massagens no pescoço e na nuca,subindo pelo couro cabeludo até a testa também. Um carinho que cura. E para acalmar a ansiedade na criança,um brinquedo fantástico: bolhas de sabão. Mais do que distrair,a expiração prolongada e forçada relaxa e traz alívio. E o brincar é curativo.
Tem mais,mas acabou o espaço. Conto outro dia.