Mais recentes
-
HV Investment Group: Liderando o Futuro das Finanças com Inovação e Construindo um Novo Capítulo de Prosperidade em Conjunto
-
Brasileiros deportados não costumam retornar ao país algemados, dizem integrantes da cúpula da PF
-
Nunes diz que prefeitura de SP é 'muito preparada' após chuva alagar ruas e metrô: 'Resultado não foi tão negativo'
-
Brasileiros deportados dos EUA chegam algemados e com pés acorrentados ao Brasil, mostra vídeo
Brasileiros deportados dos EUA chegam algemados e com pés acorrentados ao Brasil, mostra vídeo
2025-01-26 HaiPress
Reprodução de vídeo mostra deportados dos EUA chegando algemados e com pés acorrentados ao Brasil — Foto: Agência Cenarium
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 25/01/2025 - 17:50
Deportados dos EUA chegam em Manaus_algemação levanta críticas
Brasileiros deportados dos EUA chegam algemados em Manaus,mas PF os libera. Avião com 158 passageiros pousou no Brasil devido a problemas técnicos. Ministério da Justiça destaca desrespeito aos direitos dos brasileiros. Retorno baseado em acordo de 2017 não relacionado às políticas migratórias de Trump. Casa Branca deporta centenas,mas capacidade de cumprir objetivos é questionada. Vigilância de imigrantes ilegais intensifica nos EUA.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Um vídeo,realizado pela Agência Cenarium,mostra os brasileiros deportados dos EUA chegando algemados e com os pés acorrentados no aeroporto de Manaus,nesta sexta (24). Andando em fila pela pista de pouso,eles foram recepcionados por agentes da Polícia Federal. O avião,com 158 passageiros,iria originalmente até Minas,mas,devido a problemas técnicos,pousou em Manaus.
Cessar-fogo: Hamas liberta quatro novas reféns em Gaza e Israel acusa grupo palestino de descumprir acordoTrump 2.0: Estados Unidos suspendem emissão de passaportes do gênero 'X' após decreto
Brasileiros deportados dos EUA chegam algemados e com pés acorrentados ao Brasil
No vídeo,é possível ver as pessoas andando com dificuldades. Alguns optaram por tampar seus rostos com camisas ou casacos.
O voo que saiu dos EUA tinha como destino o Aeroporto de Confins,em Minas,mas por causa de problemas técnicos precisou pousar em Manaus. Neste sábado (25),um avião da FAB foi enviado à capital do Amazonas para levá-los até Belo Horizonte
Segundo nota do Ministério da Justiça,por orientação do ministro Ricardo Lewandowski,a Polícia Federal recepcionou os brasileiros e determinou às autoridades e representantes do governo norte-americano a imediata retirada das algemas. "O ministro destacou ao presidente o flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros",afirma a pasta.
A PF informou que os brasileiros que chegaram algemados foram imediatamente liberados dos objetos. "A Polícia Federal proibiu que os brasileiros fossem novamente detidos pelas autoridades americanas." Ainda segundo a corporação,os passageiros foram acolhidos e acomodados na área restrita do aeroporto,onde receberam bebida,comida,colchões e tiveram acesso a banheiros com chuveiros.
Cessar-fogo: Hamas coreografa demonstração de força com entrega de reféns em GazaEmendas: Dino libera emendas destinadas a ONGs após cumprimento de exigências
Ainda de acordo com o Ministério da Justiça,ao tomar conhecimento da situação dos brasileiros,"Lula determinou que uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) fosse mobilizada para transportar os brasileiros até o destino final,de modo a garantir que possam completar a viagem com dignidade e segurança."
"O Ministério da Justiça e Segurança Pública enfatiza que a dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito,configurando valores inegociáveis",afirma a nota.
Deportação em massa
Mais Sobre Guerra Israel x Hamas
Hamas coreografa demonstração de força com entrega de reféns em Gaza
Hamas liberta quatro novas reféns em Gaza e Israel acusa grupo palestino de descumprir acordo
O retorno de imigrantes ilegais ao Brasil ocorre com base em um acordo firmado com Washington em 2017,durante o governo de Michel Temer. O objetivo é viabilizar o repatriamento de pessoas que ingressaram ilegalmente nos EUA,foram processadas e não têm direito a recurso. O Itamaraty esclareceu que a vinda desses brasileiros,porém,não tem relação com as novas medidas migratórias de Trump.
Pelo acordo,as aeronaves trazem de volta quem já não tem mais como recorrer à Justiça americana. O objetivo é evitar que essas pessoas permaneçam em presídios. De forma geral,são pessoas detidas nos EUA por estarem em situação irregular. O governo brasileiro não aceita a inclusão,nos voos,daqueles com possibilidade de revisão de sentença.
Segundo a Casa Branca,as autoridades já prenderam "538 imigrantes ilegais" de diferentes nacionalidades e deportaram "centenas" desde o início do novo mandato de Trump,números que seriam relativamente modestos para os EUA,em uma possível indicação,de acordo com o jornal Washington Post,de que a retórica de força superou até agora a capacidade do governo de cumprir os elevados objetivos do presidente. Por sua vez,Tom Homan,czar da fronteira de Trump,afirmou que mais de 3 mil pessoas com antecedentes criminais foram presas nos primeiros dias da administração,um número maior que o divulgado pela Casa Branca.