Fies terá 56 mil vagas 100% financiadas para pessoas de baixa renda

2025-01-06 IDOPRESS

Alunos que fizeram Enem nos últimos anos podem participar do Fies — Foto: Gabriel de Paiva/ Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 05/01/2025 - 16:40

MEC oferece 56 mil vagas 100% financiadas no Fies

O Ministério da Educação disponibilizará 56 mil vagas 100% financiadas no Fies para pessoas de baixa renda,metade das matrículas deste ano. O programa inclui condições especiais e cotas para grupos específicos. Inscrições baseadas no Enem e renda familiar. Processo de inscrição online duas vezes por ano.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terá,em 2025,56 mil vagas com condições especiais para pessoas com baixa renda,o que inclui,por exemplo,100% da matrícula financiada. Esse montante corresponde à metade das 112.168 matrículas no programa disponibilizadas pelo Ministério da Educação neste ano.

MEC publica edital do Sisu 2025: Saiba quando se inscreverPedagogia,direito,administração: Veja ranking dos cursos com mais estudantes do país

Para acessar o Fies Social com as condições especiais,é preciso ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter renda familiar per capita até meio salário mínimo.

Além de 100% da matrícula financiada,o Fies Social tem cotas para pretos,pardos,indígenas,quilombolas e pessoas com deficiência. Dados do ministério mostram que,no primeiro semestre de 2024,39.419 estudantes migraram do Fies para o Fies Social.

De acordo com a pasta,a seleção de candidatos será realizada em dois momentos distintos ao longo do ano. No primeiro semestre,serão disponibilizadas 67.301 vagas. Já no segundo semestre,o número de vagas oferecidas será de 44.867.

Além disso,uma quantidade similar de vagas será oferecida nos anos subsequentes,2026 e 2027,em conformidade com o que foi estabelecido no Plano Trienal do Fies para o período.

Segundo o MEC,a medida visa garantir a continuidade e previsibilidade do programa de financiamento estudantil nos próximos anos.

Quem pode se inscrever?

Para se inscrever,o candidato precisa ter:

participado de alguma edição do Enem a partir de 2010;alcançado pontuação média nas quatro provas (Ciências Humanas,Ciências da Natureza,Linguagens e Matemática) igual ou superior a 450,e nota superior a zero na redação;renda familiar mensal bruta per capita de 1 a 3 salários mínimos.

Como participar?

As inscrições para o FIES ocorrem duas vezes por ano,antes do início das aulas em cada semestre.

O aluno deve:

Entrar em http://fies.mec.gov.br.Clicar em "Minha Inscrição" e,em seguida,em "Fazer Cadastro".Digitar os dados de acesso da conta "gov.br" (CPF e senha).Analisar os cursos com vagas disponíveis e escolher até três opções. É possível alterar essas informações quantas vezes quiser,até o encerramento das inscrições.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.
©direito autoral2009-2020European Financial Journal      Contate-nos   SiteMap