Mais recentes
-
Pacote fiscal gera crise interna na bancada do PT e desgasta relação do governo com PSOL
-
Ciência do Chope: pesquisa sobre copo ideal para cerveja surgiu em ida à piscina, conta professor
-
Protagonista da série 'Sutura', Humberto Morais fará nova novela de Rosane Svartman
-
Exoneração expõe insatisfação com esforços do governo Lula para frear crise sanitária em reservas indígenas
Black Friday: saiba como se proteger de fraudes e golpes digitais
2024-11-28 HaiPress
Black Friday — Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 27/11/2024 - 11:50
"Dicas da advogada para evitar fraudes na Black Friday"
A advogada Caitlin Mulholland dá dicas para se proteger de fraudes na Black Friday. Recomenda verificar preços,usar lojas conhecidas e evitar links suspeitos. Orienta sobre o uso seguro de cartões de crédito e como agir em caso de golpes. Aumento de vendas já na quinta e promoções estendidas até a Cyber Monday.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Uma das datas mais aguardadas do comércio brasileiro está "batendo na porta" e acontece nesta sexta-feira. A Black Friday é um dos melhores períodos para aproveitar as ofertas das lojas. No entanto,é preciso ter atenção para evitar cair em fraudes e golpes,principalmente no universo digital. A advogada Caitlin Mulholland,diretora do Departamento de Direito da PUC-Rio e coordenadora do Mestrado Profissional,deu dicas ao GLOBO de como se prevenir nesta data do ano.
Black Friday: muita atenção para aproveitar bem as ofertas e economizar de verdadeBlack Friday 2024: redes de 'fast food' e até bomboniere de cinema terão promoções. Confira as principais
Quais sinais podem indicar que um site ou oferta é fraudulenta?
— O principal cuidado é verificar por meio de sites,como o próprio Google,os preços habitualmente cobrados por serviços e produtos. Outro cuidado é usar lojas que são conhecidas,como Amazon,Magalu,Americanas etc. Sites que fazem ofertas muito fora da realidade dos preços geralmente são fraudulentos. Por exemplo,duvide de um iPhone que custa mil reais.
Como os consumidores podem verificar a autenticidade de uma loja online?
— Uma dica é sempre ir em sites como o Reclame Aqui e verificar se há denúncias que são pertinentes. Coisas do gênero: produto que não foram entregues ou com defeito.
Qual o melhor horário para comprar na Black Friday 2024? Veja como conseguir as melhores ofertas
Por que é importante evitar clicar em links de fontes desconhecidas durante a Black Friday?
— Justamente porque esses sites podem ter a única função de se apropriar de dados pessoais e bancários e utilizar esses dados para fraudes,como compras por cartão de crédito.
Quais cuidados devem ser tomados ao usar cartões de crédito para compras online?
— Usar sempre o cartão virtual,não o físico. E habilitar a função na operadora do cartão de confirmação de compra.
O que fazer caso um consumidor perceba que caiu em um golpe digital?
— Denunciar em sites como o Reclame Aqui e nos Procons. Depois fazer uma denúncia formal na delegacia de crimes digitais.
Apesar da data marcante do evento ser a sexta-feira,o maior volume de vendas acontece ainda na quinta,por volta das 22h. As principais ofertas se mantématé a segunda-feira,chamada de Cyber Monday.