O que significa quando uma pessoa olha para baixo durante uma conversa? Entenda o que a psicologia diz

2024-11-14 HaiPress

Desviar o olhar não reflete apenas emoções,mas também desempenha papéis específicos na regulação das conversas — Foto: Pexels

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 13/11/2024 - 18:20

A Importância do Olhar na Comunicação

Olhar para baixo durante uma conversa pode ser mais complexo do que se pensa. Além de refletir emoções,pode regular interações e transmitir diferentes mensagens. Estudos apontam que desviar o olhar pode indicar desde cortesia até ansiedade social,sendo essencial para compreender a comunicação não-verbal. Contexto e cultura influenciam a interpretação desse gesto na interação social.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O ato de olhar para baixo durante uma conversa tem sido tradicionalmente percebido como um sinal de falta de respeito ou interesse. No entanto,este gesto pode refletir aspectos mais complexos das nossas emoções e estado mental. A comunicação não-verbal,que vai desde gestos até expressões faciais,é essencial para compreender o que uma pessoa realmente está vivenciando emocionalmente. Na verdade,ações como desviar o olhar muitas vezes ocorrem de forma subconsciente e podem transmitir sentimentos profundos.

Entenda: crianças realmente aprendem habilidades novas mais rápido que os adultos? Novo estudo diz que nãoDieta,tédio,curiosidade: pesquisadores apontam os principais motivos que fazem os adolescentes usarem o vape

Segundo os autores Michael Argyle e Mark Cook em seu livro "Gaze and Mutual Gaze" (1976),desviar o olhar pode servir a várias funções na interação social. Esse gesto,longe de ser sempre um ato de grosseria,pode ajudar a diminuir tensões em momentos desconfortáveis,demonstrar cortesia ou indicar que alguém está refletindo sobre o que ouve.

Além disso,Allan e Barbara Pease,no trabalho "The Language of the Body" (1981),vinculam esse ato a emoções como timidez,insegurança ou evitação. Para algumas pessoas,desviar o olhar pode até ser uma forma de esconder seus pensamentos ou de se proteger emocionalmente do interlocutor. É por isso que por vezes este gesto está associado a condições de ansiedade social,baixa autoestima ou mesmo a certas perturbações do espectro do autismo,situações em que o controle do contato visual se torna mais difícil.

Numerosas funções na interação social

Desviar o olhar não reflete apenas emoções,mas também desempenha papéis específicos na regulação das conversas. O pesquisador Adam Kendon,em seu estudo "Algumas funções da direção do olhar na interação social" (1967),explica que a aversão ao olhar permite momentos de pausa no diálogo,sugere introspecção e oferece espaço para o interlocutor participar ativamente.

Joseph A. DeVito,em "Comunicação Interpessoal" (1994),acrescenta que este gesto pode expressar submissão em uma conversa,enquanto o contato visual sustentado sugere uma atitude dominante. Esta relação explica porque,em contextos de autoridade,como quando interagem com um superior,muitas pessoas tendem a desviar o olhar.

Interpretações culturais e sociais

O portal BodyMente destaca que olhar para baixo pode expressar desconforto,mas sua interpretação depende do contexto. Embora algumas visões populares considerem isso desrespeitoso,o ato de desviar o olhar também pode facilitar o fluxo natural das interações,permitindo maior harmonia e respeito na comunicação diária.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.
©direito autoral2009-2020European Financial Journal      Contate-nos   SiteMap