Mais recentes
-
Pacote fiscal gera crise interna na bancada do PT e desgasta relação do governo com PSOL
-
Ciência do Chope: pesquisa sobre copo ideal para cerveja surgiu em ida à piscina, conta professor
-
Protagonista da série 'Sutura', Humberto Morais fará nova novela de Rosane Svartman
-
Exoneração expõe insatisfação com esforços do governo Lula para frear crise sanitária em reservas indígenas
Governo avalia nome de secretário da Casa Civil para presidência do Conselho de Administração da Petrobras
2024-10-23 HaiPress
Edifício sede da Petrobras,no Centro do Rio — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 23/10/2024 - 04:01
Possível mudança na presidência da Petrobras
Governo avalia Bruno Moretti para presidir Petrobras,com possível ida de Pietro Mendes para ANP. Moretti,próximo de Lula,teria apoio para assumir o cargo. Mudanças estratégicas na gestão da estatal em meio a recordes de arrecadação e previsão de crescimento do PIB.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
O Palácio do Planalto avalia indicar o nome de Bruno Moretti para a presidência do Conselho de Administração da Petrobras,cargo atualmente ocupado por Pietro Mendes. Moretti é titular da Secretaria Especial de Análise Governamental da Casa Civil e já despacha diretamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Campos Neto: 'Estamos comprometidos em atingir meta de inflação'Mudanças no Pix: entenda o que muda a partir de 1º de novembro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicará Mendes para o cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP),com isso,ele precisa deixar o comando do conselho e a secretaria de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia.
Nome de confiança de Lula e da cúpula petista,Bruno Moretti chegou a ser cotado para presidência da Petrobras durante o processo de fritura do ex-presidente Jean Paul Prates. Na Casa Civil,tem gestão bem avaliada pelo ministro Rui Costa e já tem um assento no Conselho de Administração.
FMI agora vê alta de 3% no PIB do Brasil: Revisão é a maior entre as principais economias
Servidor de carreira do Ministério do Planejamento desde 2004,Moretti foi assessor da liderança do PT no Senado,é considerado um nome de perfil discreto e um dos secretários mais próximos a Rui Costa.
Além do bom relacionamento do Palácio do Planalto,Moretti tem bom trânsito com a atual presidente da Petrobras,Magda Chambriand. Se for ocupar o comando do Conselho de Administração,não precisará deixar a chefia da secretaria na Casa Civil e permanecerá na equipe de Rui Costa.
Se a indicação de Bruno Moretti se concretizar,auxiliares de Lula avaliam que caberia a Alexandre Silveira indicar o nome que substituiria a cadeira do secretário no Conselho de Administração. Além dessa vaga,Silveira terá de escolher um novo titular para a Secretaria de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia.
Tributos: Governo arrecada R$ 203 bi em setembro,recorde para o mês em toda a série histórica
Sócio majoritário da empresa,o governo tem maioria no conselho para eleger o nome que for escolhido pelo Planalto. Além de Bruno Moretti e Pietro Mendes,o governo tem como representantes no conselho Rafael Dubeux,Renato Campos Galuppo e Vitor Eduardo de Almeida Saback e de Magda Chambriand.
No comando do Conselho de Administração da Petrobras,Pietro Mendes é um nome forte do ministro Alexandre Silveira e bateu de frente com a gestão de Jean Paul Patres. Com Magda Chambriand,construiu uma relação de proximidade.
A escolha de Pietro Mendes para a ANP está na Casa Civil da Presidência da República esperando apenas a assinatura do presidente para ser enviada ao Congresso Nacional. A indicação amplia a influência de Silveira em órgãos federais e ocorre num momento de críticas do ministro à atuação de agências reguladoras.
G20: Brasil pedirá 'coerência' a países do G20 para evitar barreiras e discriminação ao comércio mundial
Os indicados para a diretoria de agências reguladoras precisam ser sabatinados e ter seus nomes aprovados pelo Senado.
Mendes é servidor de carreira da ANP. No órgão,foi,por exemplo,assessor do diretor-geral da ANP,tendo atuado como representante da agência em audiências públicas no Congresso Nacional,em grupos de trabalho interministeriais e em eventos nacionais e internacionais.
Se confirmado pelo Senado,Pietro vai substituir Rodolfo Henrique de Saboia,que termina o mandato no fim deste ano. Saboia foi indicado ao cargo em 2020 pelo então presidente Jair Bolsonaro.