Mais recentes
-
Pacote fiscal gera crise interna na bancada do PT e desgasta relação do governo com PSOL
-
Ciência do Chope: pesquisa sobre copo ideal para cerveja surgiu em ida à piscina, conta professor
-
Protagonista da série 'Sutura', Humberto Morais fará nova novela de Rosane Svartman
-
Exoneração expõe insatisfação com esforços do governo Lula para frear crise sanitária em reservas indígenas
Projeto resgata tradição da pesca de curral na Baía de Guanabara, com apoio de pescadores artesanais
2024-10-23 HaiPress
Pescadores estão restaurando maquete para exposição — Foto: Divulgação
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 23/10/2024 - 04:30
"Pescadores resgatam técnica ancestral de currais na Baía de Guanabara"
Pescadores resgatam técnica ancestral de currais na Baía de Guanabara. Maquete será restaurada e exposta ao público,destacando importância da pesca sustentável. Tradição perdida sendo revivida para preservar história e ecossistema marinho. Exposição gratuita inicia dia 30 em Duque de Caxias.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Num esforço para preservar uma técnica de pesca secular,que remonta aos povos indígenas e é um símbolo da cultura pesqueira nas áreas abrigadas do litoral brasileiro,um grupo de pescadores da Colônia Z-9 vai realizar a manutenção de uma maquete de pesca de curral,desenvolvida pelo pescador artesanal Márcio Rocha,da Colônia Z-8,que será exposta à visitação pública no final do mês. O curral é uma armadilha fixada no solo marinho,projetado de forma a permitir a entrada dos peixes,impedindo sua saída.
Tubarão-azul: cobiçado no litoral e sob ameaça de extinção,pesca ilegal do animal gera apreensões e multas milionárias no BrasilSustentabilidade: Novo Canecão terá jardins verticais,painéis solares e reúso de água
Trata-se de uma técnica sustentável e tradicional,amplamente utilizada em locais de baixa declividade,como o fundo da Baía de Guanabara. Essa prática já era adotada pelos portugueses no século XVII,principalmente no litoral pernambucano,e ela se consolidou como uma importante ferramenta de subsistência para os pescadores locais.
A pesca de curral era muito comum no recôncavo da Bahia de Guanabara nas décadas de 1960 e 1970. Entretanto,ao longo do tempo,a tradição foi perdendo força em algumas regiões. Mas,em municípios como Magé,essa técnica continua a ser amplamente utilizada e valorizada pela comunidade pesqueira.
Sinais de recuperação: Três novas espécies de aves são vistas nas lagoas da Barra e de Jacarepaguá
O pescador Marcio Rocha,responsável pela maquete que está sendo recuperada,destaca a importância de preservar essa técnica para as futuras gerações.
— O curral faz parte da nossa história e do modo como pescamos de forma respeitosa com o meio ambiente. Precisamos manter essa cultura viva para que ela continue beneficiando as próximas gerações de pescadores —diz Márcio.
Convênio: Governo do Rio e UFRJ assinam acordo para reduzir efeitos das mudanças climáticas
A presidente da Colônia Z-9,Elaine Cristina,acredita queresgatar essa técnica é essencial para a sustentabilidade da pesca artesanal.
—A pesca em curral nos conecta às raízes e oferece um método sustentável que preserva o ecossistema marinho. Nossa comunidade tem o dever de manter essa tradição viva — destaca.
O objetivo da i iniciativa dos pescadores da Colônia Z-9 é manter vivas as tradições que contribuem para a sustentabilidade da pesca e a preservação dos recursos naturais. A maquete estará disponível na exposição TransforMAR,no Caxias Shopping,em Duque de Caxias,na Baixada Fluminense,a partir de 30 de outubro,com visitação gratuita.