Mais recentes
-
Pacote fiscal gera crise interna na bancada do PT e desgasta relação do governo com PSOL
-
Ciência do Chope: pesquisa sobre copo ideal para cerveja surgiu em ida à piscina, conta professor
-
Protagonista da série 'Sutura', Humberto Morais fará nova novela de Rosane Svartman
-
Exoneração expõe insatisfação com esforços do governo Lula para frear crise sanitária em reservas indígenas
Exclusivo: Quaest e Datafolha consolidam Nunes e Boulos à frente de Marçal em média de pesquisas do Rali
2024-09-20 HaiPress
Principais candidatos de SP: Rali aponta quem lidera pesquisas — Foto: Arte / O Globo
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 20/09/2024 - 03:30
"Nunes e Boulos na frente em pesquisa Rali,Datafolha mostra vantagem no 2° turno"
Nunes e Boulos lideram em pesquisa Rali,afastando-se de Marçal. Datafolha mostra vantagem no 2° turno. Tabata Amaral à frente de Datena. Resultados após episódio na TV Cultura. Agregador Rali considera 6 institutos,inspirado no FiveThirtyEight.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
As duas pesquisas divulgadas ao longo desta semana deixaram o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) consolidados à frente do empresário Pablo Marçal (PRTB) em intenções de voto contabilizadas no agregador de pesquisas Rali,iniciativa do GLOBO em parceria com o Instituto Locomotiva. A vantagem se manteve estável após a divulgação da Quaest e do Datafolha. Veja o infográfico com os resultados do Rali.
Datafolha: Nunes e Boulos abrem vantagem para Marçal no 2° turno; prefeito supera psolistaRali: Veja os resultados das pesquisas nas capitais no agregador do GLOBO
De acordo com a média calculada pelo Rali,após a divulgação do Datafolha nesta quinta-feira,Nunes oscilou positivamente para 26,7%,enquanto Boulos subiu de 24,9% para 25,8%. Mesmo com a variação,ambos se mantêm afastados de Marçal,que contabiliza 19,1%. Na semana passada,ele tinha 19,4% na média do agregador.
A candidato do PSB Tabata Amaral chega a 7,9%,à frente do apresentador José Luiz Datena (PSDB),com 6,1%. Com a nova média,a deputada voltou a ficar à frente do tucano. O número de brancos,nulos e indecisos,porém,ultrapassa os números de Tabata e Datena,com 9,1%.
Os dois resultados foram os primeiros a serem divulgados após o episódio da cadeirada dada por Datena em Marçal,que aconteceu no último domingo durante o debate da TV Cultura.
Entenda o agregador
O Rali apresenta o panorama das intenções de voto divulgadas por seis empresas e institutos de pesquisa com relevância nacional. Também considerados no cálculo,Ipec,Ideia e Ipespe,ainda não divulgaram pesquisas para São Paulo.
A metodologia do agregador considera diferentes fatores para calcular o total agregado de intenções de voto dos candidatos. De um lado,pesa o tamanho da amostra e o quão recente é um resultado. Do outro,são levados em conta o histórico de atuação dos institutos e sua cobertura nos diferentes estados nas últimas três eleições. A inspiração é o site FiveThirtyEight,criado pelo estatístico americano Nate Silver,e que se tornou referência mundial em agregador de pesquisas.