Mais recentes
-
População global de aves tropicais pode ter reduzido até 38% por conta do calor extremo
-
Sabe o que é achachairu? Não comeu nem ouviu falar? Conheça a fruta exótica que o Brasil já exporta
-
‘EUA pegaram pesado com o Brasil. Não vejo aonde querem chegar’, diz Arminio Fraga
-
'Nüshu': jovens chinesas resgatam antiga escrita secreta usada entre mulheres; conheça
Drauzio Varella ganha nova série no 'Fantástico' para falar sobre a demência
2024-09-13
HaiPress
Drauzio volta a ter um quadro no dominical da Globo — Foto: Divulgação
A nova série do médico Drauzio Varella no 'Fantástico' estreia neste domingo abordando um tema que atinge milhões de família brasileiras: os casos de algum tipo de demência,especialmente o Alzheimer.
Dividido em três episódios,"Além do esquecimento" irá ouvir especialistas,acompanhar tratamentos e conversar com parentes de quem recebe esse diagnóstico. Só no Brasil,6% da população acima dos 60 anos apresenta esta condição.
"A demência é uma doença silenciosa. Quando a família percebe,ela já está dentro de casa. E os efeitos da demência são de ordem emocional,financeira e social. É precisa reorganizar a rotina",explica Elaine Matheus,presidente da Federação Brasileira das Associações de Alzheimer.
Ao longo do material,o grande especialista brasileiro tem o objetivo de mostrar a importância de manter o cérebro ativo,apesar do diagnóstico da doença.
"Mesmo para as demências irreversíveis,o diagnóstico precoce é fundamental para retardar os efeitos,que vão de esquecimentos cada vez mais graves à desorientação espacial,mudanças de humor,depressão,perda da capacidade de falar,de engolir e alucinações. Se,em média,a pessoa vive de sete a dez anos com demência,quanto mais tempo ela tiver autonomia e interagir com quem estiver ao redor,melhor",afirma o médico,neste primeiro episódio da série.