Mais recentes
-
Os leiloeiros no comando
-
Veja antes e depois de teto de igreja que desabou no Centro Histórico de Salvador
-
Anvisa nega aprovação de vacina da Covid-19 atualizada para a cepa JN.1; entenda
-
Executiva da Vale levanta dúvida sobre diversidade ao afirmar que cultura 'woke' perde espaço para 'mérito'. Empresa diz que não mudou política
Wall Street fecha em alta clara depois de um desagrado inicial à inflação
2024-09-12 HaiPress
Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average ganhou 0,31%,o tecnológico Nasdaq progrediu 2,17% e o alargado S&P500 subiu 1,07%.
Contudo,apesar de acabar assim,a praça bolsista começou abalada com um relatório sobre a inflação.
Esta estatística mostrou que o índice de preços no consumidor [IPC],em agosto,tinha subido 2,5%,em termos anuais,abaixo dos 2,6% esperados pelos economistas e dos 2,9% registados em julho.
Mas o relatório também evidenciou uma aceleração do índice,sem os elementos mais voláteis de energia e alimentação,para 0,3%,em termos mensais,depois dos 0,2% do mês anterior,devido em particular às despesas de habitação e transporte.
"Estes dados são encorajadores no seu conjunto,mas convidam à prudência quanto à trajetória dos preços",reagiu,em nota analítica,José Torres,da Interactive Brokers.
Para Lydia Boussour,analista da EY,"o IPC de agosto reforçou a tese de uma descida da taxa de juro de referência de um quarto de ponto [...],mais do que meio ponto" pelo banco central norte-americano,a Reserva Federal [Fed] na sua próxima reunião,em 17 e 18 de setembro.
Os operadores bolsistas só atribuem agora uma probabilidade de 15% a um corte da taxa de juro em meio ponto percentual,bem abaixo dos 60% de sexta-feira.
Art Hogan,da B. Riley Wealth Management,sintetizou: "Houve uma reação excessiva ao IPC",que diminuiu "depois de alguma reflexão".
A partir de então,os investidores "fizeram uma pausa depois de uma série de vendas,em particular nos semicondutores",prosseguiu.
Isto permitiu,em particular,que o campeão dos semicondutores para a inteligência artificial,a Nvidia,valorizasse 8,15%,seguida pelas concorrentes AMD (+4,91%) e Broadcom (+6,79%).
O único efeito bolsista visível do debate entre os candidatos presidenciais,o republicano Donald Trump e a democrata Kamala Harris,dominado por esta,foi a queda acentuada,em 10,47%,do título do grupo de 'media' do republicano,a Trump Media and Technology Group (TMTG).