Senado aprova reforma que faz do México o primeiro país do mundo a implementar eleição popular de juízes

2024-09-11 HaiPress

Trabalhadores do Judiciário e estudantes seguram bandeira gigante enquanto bloqueiam as ruas próximas à antiga sede do Senado mexicano — Foto: Rodrigo Oropeza / AFP

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 11/09/2024 - 04:05

Senado do México aprova reforma para eleger juízes popularmente

O Senado do México aprovou reforma inovadora para eleger juízes popularmente,sendo o primeiro país a implementar. Votação ocorreu em sessão alternativa após invasão de manifestantes no plenário. Presidente eleita apoia a mudança na justiça.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

O Senado do México aprovou nesta quarta-feira uma reforma constitucional que torna o país o primeiro do mundo a adotar a eleição popular de todos os seus juízes.

Contexto: Presidente eleita do México diz que proposta de reforma judicial incluirá eleição de juízes por voto popular

A reforma foi aprovada com 86 votos a favor,o equivalente a dois terços dos 127 senadores presentes na Câmara Alta,que é dominada pelo partido governista Morena e seus aliados,e 41 votos contra dos partidos de oposição.

No dia anterior,centenas de manifestantes invadiram a sede do Senado e obrigaram a suspensão do debate da reforma. Devido à invasão,o presidente do Senado,Gerardo Fernández Noroña,chegou a decretar um "recesso indefinido",convocando,pouco depois,nova sessão em uma sede alternativa.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.
©direito autoral2009-2020European Financial Journal      Contate-nos   SiteMap