Musk: gênio ou idiota?

2024-09-07 HaiPress

Musk demitiu metade dos 7.500 funcionários do Twitter ao assumir comando da empresa — Foto: Bloomberg

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 07/09/2024 - 04:30

Elon Musk: Gênio e Idiota - Um Retrato Complexo

Elon Musk,o homem mais rico do mundo,é descrito como um misto de gênio e idiota,influenciado por uma infância permeada por violência e sonhos. Sua herança familiar o moldou em um visionário dos negócios,mas com tendências brutais. A complexidade de sua personalidade revela que genialidade e estupidez podem coexistir,tornando-o uma figura potencialmente perigosa quando seus instintos primários se sobressaem.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

Elon Musk quer ir para Marte. Isso já todos sabemos. Porém,de que planeta é que ele veio? A resposta a esta questão talvez nos ajude a responder outra,que,nos últimos anos,vem inquietando muita gente: afinal,o homem é um gênio ou um idiota?

Ruth de Aquino: O Dia do Sexo e o desbloqueio do XCora Rónai: Está todo mundo errado

Seremos até a velhice,até a morte,a criança que fomos. O que essa criança atravessou — dramas,alegrias,dores,arrebatamentos,deslumbramentos — irá determinar,em larga medida,suas escolhas futuras.

Elon Musk parece ter tido (ou sofrido) uma infância particularmente singular. O pai,o sul-africano Errol Musk,trabalhou como piloto,marinheiro,empresário e político. Foi vereador do Conselho Municipal de Pretória pelo Partido Progressista,movimento fundado em 1959 por intelectuais brancos,que acreditavam ser possível derrubar o regime do apartheid a partir do interior. Em determinada altura,numa operação de sorte,Errol trocou um avião velho por uma mina de esmeraldas,na vizinha Zâmbia — e enriqueceu.

A mãe de Elon,Maye Haldeman,nasceu no Canadá,mas foi para a África do Sul ainda criança,acompanhando os pais. O avô materno de Elon,Joshua Haldeman,era piloto (como Errol),e estava obcecado com a ideia de encontrar a cidade perdida do Kalahari. Este mito,inventado,ou propagado,por um escritor e grande viajante canadense,William Leonard Hunt (ele próprio um extraordinário personagem romanesco),assegurava existir algures no Deserto do Kalahari,que se estende pelo norte da Namíbia e extremo sul de Angola,as ruínas de uma antiga e misteriosa civilização. Durante anos,Joshua sobrevoou a vastíssima imensidão do Kalahari num pequeno avião a hélice,muitas vezes na companhia da esposa e da filha.

Maye transformou-se numa belíssima mulher,casando-se,muito jovem,com o seu melhor amigo de infância — Errol. O casamento não deu certo. Anos mais tarde a mãe de Elon,que fez carreira como modelo e nutricionista,viria a acusar o marido de violência doméstica.

Nelson Motta: Como me tornei um dj

Eis,num breve resumo,o planeta de onde veio Elon Musk. Um lugar povoado por aventureiros e sonhadores,por gente violenta e visionária,com a cabeça nas nuvens (literalmente) e uma incrível sorte nos negócios.

Elon Musk é desde 2002 cidadão americano. O novo melhor amigo de Donald Trump. O novo melhor inimigo de Alexandre de Moraes. O homem mais rico do mundo. Levando-o pela mão está aquele garoto sul-africano,que cresceu à sombra insana de um dos regimes mais cruéis do mundo; que via o pai espancar a mãe; que ouvia o avô contar-lhe aventuras que envolviam aviões e mundos perdidos.

Pessoas muito inteligentes podem ser também muitíssimo estúpidas. Há inúmeras formas de inteligência,e inúmeras formas de estupidez,e nem sempre umas são incompatíveis com as outras. Einstein foi um grande gênio da Física — mas faltou-lhe inteligência emocional como marido e como pai.

Elon Musk parece ter herdado do pai,com quem não fala,um talento sobrenatural para os negócios,mas também certa propensão para o excesso e a brutalidade. É,ao mesmo tempo,um gênio e um idiota. Infelizmente,pessoas assim podem ser perigosas,muito mais perigosas do que os idiotas comuns,sempre que colocam a genialidade a serviço do que neles há de mais bruto e mais primário.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.
©direito autoral2009-2020European Financial Journal      Contate-nos   SiteMap