Mais recentes
-
Pacote fiscal gera crise interna na bancada do PT e desgasta relação do governo com PSOL
-
Ciência do Chope: pesquisa sobre copo ideal para cerveja surgiu em ida à piscina, conta professor
-
Protagonista da série 'Sutura', Humberto Morais fará nova novela de Rosane Svartman
-
Exoneração expõe insatisfação com esforços do governo Lula para frear crise sanitária em reservas indígenas
China pede que estudantes desconfiem de espiões estrangeiros 'atraentes' e alerta para possíveis 'armadilhas românticas'
2024-09-04 HaiPress
Xi Jinping — Foto: Bloomberg
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 04/09/2024 - 05:54
Alerta: Espionagem via apps de namoro na China
O Ministério de Segurança Estatal da China alertou estudantes sobre espiões estrangeiros usando aplicativos de namoro e "armadilhas românticas" para obter informações sensíveis. Destacou a mudança de gênero e disfarces dos espiões. O governo chinês sob Xi Jinping intensifica alertas sobre espionagem estrangeira.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
O Ministério de Segurança Estatal chinês advertiu na quarta-feira os estudantes com acesso a informações sensíveis para terem cuidado com “homens bonitos” ou “mulheres bonitas” que poderiam persuadi-los a espionar para potências estrangeiras.
Aviões de Maduro: Frota do venezuelano ainda tem modelo ex-FAB e Airbus VIP disfarçadosOMS: Meta inicial de vacinação de crianças contra poliomielite em Gaza foi superada
O ministério afirmou que há espiões estrangeiros trabalhando para fazer com que cidadãos chineses traiam seu país,recorrendo até mesmo a estratégias mórbidas e ardilosas. Também destacou que os espiões estrangeiros "têm incontáveis disfarces e podem até mudar de gênero".
Na quarta-feira,acusou as agências de inteligência estrangeiras de utilizarem "armadilhas românticas" para atrair estudantes chineses. Afirmou que espiões estrangeiros utilizam anúncios de emprego e até aplicativos de namoro para "atrair e coagir" estudantes,especialmente aqueles com acesso a "dados sensíveis de pesquisa científica",a entregarem informações confidenciais.
"Inclusive podem se disfarçar de 'homens bonitos' ou 'mulheres bonitas' (...) para atrair estudantes jovens a armadilhas românticas",alertou.
O ministério não especificou quais países poderiam estar por trás dos supostos planos. Em junho,o ministério acusou a agência britânica de inteligência MI6 de recrutar um casal que trabalhava no governo para espionar em favor de Londres.
Sob o presidente Xi Jinping,o governante chinês mais poderoso e autoritário em décadas,Pequim intensificou os alertas de que potências estrangeiras estão buscando conter o progresso do país.