Mais recentes
-
Pacote fiscal gera crise interna na bancada do PT e desgasta relação do governo com PSOL
-
Ciência do Chope: pesquisa sobre copo ideal para cerveja surgiu em ida à piscina, conta professor
-
Protagonista da série 'Sutura', Humberto Morais fará nova novela de Rosane Svartman
-
Exoneração expõe insatisfação com esforços do governo Lula para frear crise sanitária em reservas indígenas
Policiais da Guatemala são presos por exigir dinheiro de migrantes que seguiam para os EUA
2024-08-28 HaiPress
Policiais da Guatemala são presos por exigir dinheiro de migrantes que seguiam para os EUA — Foto: Reprodução/X
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 28/08/2024 - 05:37
Agentes guatemaltecos presos por extorsão a migrantes na fronteira.
Policiais guatemaltecos são presos por extorquir migrantes a caminho dos EUA em troca de dinheiro para seguir viagem. O caso ocorreu próximo à fronteira com o México. Os agentes foram detidos após exigirem pagamento para permitir a continuação da viagem de cubanos e venezuelanos. O Ministério do Interior condenou a conduta dos policiais,que desonraram a instituição. A América Central enfrenta um aumento de migrantes,principalmente venezuelanos,buscando chegar aos EUA.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
Quatro policiais da Guatemala foram detidos nesta terça-feira por exigir dinheiro de quatro migrantes cubanos e dois venezuelanos para continuar sua viagem até a fronteira com o México,rumo aos Estados Unidos,informaram fontes oficiais.
'Incidente gravíssimo': Latam demite os três pilotos que bateram a cauda de avião em decolagem de MilãoVídeo: Acrobata erra movimento e cai de trapézio sem rede de proteção em show do Cirque du Soleil,nos EUA
Os agentes foram presos nas proximidades da Central de Mayoreo (CENMA),na periferia sul da capital guatemalteca,de onde partem os ônibus de passageiros para a cidade de Tecún Umán,na fronteira com o México,indicou o Ministério do Interior em um comunicado.
O dinheiro,cujo valor não foi especificado,era "em troca de permitir que continuassem sua viagem" irregular para aquele destino,acrescentou.
Na nota,o chefe da pasta,Francisco Jiménez,condenou que os quatro agentes "desonraram a instituição" com suas ações.
Por sua vez,o Ministério Público explicou que os policiais "procederam a parar um ônibus,fizeram descer duas pessoas de nacionalidade venezuelana e quatro de nacionalidade cubana,pediram seus passaportes e exigiram dinheiro para deixá-los embarcar novamente no veículo e continuar sua viagem".
Os detidos foram apresentados a um juiz competente para que ele determine sua situação legal.
A América Central enfrenta o fardo de centenas de milhares de migrantes,em sua maioria venezuelanos,que buscam chegar de forma irregular aos Estados Unidos.
Entre os migrantes que chegam aos Estados Unidos também há milhares de centro-americanos,que deixam seus países por causa da pobreza,falta de emprego,baixos salários e violência criminosa.