Mais recentes
-
Pacote fiscal gera crise interna na bancada do PT e desgasta relação do governo com PSOL
-
Ciência do Chope: pesquisa sobre copo ideal para cerveja surgiu em ida à piscina, conta professor
-
Protagonista da série 'Sutura', Humberto Morais fará nova novela de Rosane Svartman
-
Exoneração expõe insatisfação com esforços do governo Lula para frear crise sanitária em reservas indígenas
Nova frente fria chega ao Rio com chance de mínima de 12 graus no domingo
2024-08-10 HaiPress
Dia frio e com chuva no Rio — Foto: Márcia Foletto
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 10/08/2024 - 05:00
Frente fria traz temperaturas baixas ao Rio de Janeiro
Uma nova frente fria traz temperaturas extremamente baixas ao Rio de Janeiro,podendo atingir mínima de 12 graus no domingo. A chegada do ar polar causa instabilidade no tempo,com previsão de chuva fraca a moderada no sábado. A Marinha emite alerta de ressaca,enquanto a Climatempo destaca um início de semana gelado. Regiões serranas como Petrópolis e Teresópolis também sentirão o impacto do frio intenso. O meteorologista Guilherme Borges ressalta a influência de um ciclone marítimo na queda das temperaturas.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
Os termômetros começaram a cair ainda na noite desta sexta-feira,depois que uma nova frente fria chegou ao Rio. A previsão é de tempo instável neste sábado,com a possibilidade do dia mais gelado do ano,com temperatura máxima de 19. No domingo,a mínima pode chegar a 12 graus. Segundo levantamento da Climatempo,se essas marcas forem atingidas,serão as temperaturas mais baixas de 2024.
Violência: Mulher morre esfaqueada na Praia da Barra da Tijuca,na Zona Oeste do RioContra irregularidades: Corpo de Bombeiros decide vistoriar túneis e mergulhões da cidade,após incêndio na Linha Amarela
O fim de semana promete ser gelado,de acordo com a Climatempo. A frente fria vai derrubar os termômetros,com queda de 10 graus. O sábado terá tempo instável,o que não acontece a partir de domingo. A formação de um ciclone marítimo no sul vai voltar a baixar a temperatura a partir de segunda-feira,mas sem provocar chuva. A previsão é a mesma para todo o estado do Rio de Janeiro.
Na capital,no sábado,a temperatura mais alta não deve ultrapassar 19 graus,o que pode ser um dos dias mais frios. A menor temperatura máxima do ano registrada até agora foi de 21,1 graus em 1º de julho. A última vez que o Rio teve uma máxima menor ou igual a 19 graus foi em 19 de julho de 2017,com 18,4 graus,num levantamento da Climatempo. Já a menor mínima do ano deve ocorrer no domingo,com 12 graus. Há possibilidade de acabar batendo o recorde atual de mínima é de 11,9 graus,registrado em 20 de julho.
— Vamos ter uma importante frente fria continental,a primeira importante de agosto. Nas próximas horas deve chegar ao estado do Rio. E ela vai puxar uma forte massa de ar polar,o que vai acarretar queda das temperaturas no estado nos próximos dias. E uma chuvinha,nessa sexta-feira e na madrugada e na manhã de sábado também. Depois,o tempo vai ficar estável,com destaque para o frio. Na segunda-feira,deve ter um ciclone marítimo se formando pelo sul,o que vai ajudar nesse aporte de frio a partir de terça. Será um início de semana bem gelado,com característica de tempo frio predominando — explica o meteorologista da Climatempo Guilherme Borges.
Segundo o Alerta Rio,sistema da prefeitura,há previsão de chuva fraca a moderada a qualquer momento,podendo ser pontualmente moderada a forte entre o fim da madrugada e o início da tarde,podendo passar de 10mm/15min e 25mm/h em pelo menos um ponto da cidade. Os ventos estarão predominantemente fortes (entre 52 km/h e 75,9 km/h). No domingo,há chance de névoa pela manhã.
A Marinha do Brasil emitiu o aviso de ressaca,com início às 9h de sábado e término à meia-noite de domingo. As ondas poderão atingir 2,5 metros de altura. No domingo,o destaque é quanto à mínima,que pode chegar a 12 graus.
— Teremos um mar muito agitado entre Ilha Bela,em são Paulo,até Macaé,no Rio. E vai ter o frio mais potente para o domingo,quando pode ter registro de névoa na capital,que é formada pela combinação de temperatura muito reduzida com muita umidade. A condição de tempo mais frio vai até quinta-feira,ainda que mais estável,isso é válido para todo o estado.
Na Região Serrana,a previsão para Petrópolis é de mínima de 8 graus e máxima de 18 no sábado. No domingo,mínima de 5 graus e máxima de 20 graus. Já na segunda-feira,uma elevação,com mínima de 10 graus e máxima de 23 graus,antes de voltar a cair. Em Teresópolis,será o mesmo padrão. O fim de semana terá mínima de 9 graus e máxima de 19 graus no sábado e mínima de 6 graus e máxima de 21 graus no domingo. Na segunda-feira,mínima de 11 graus e máxima de 24 graus,com queda na terça,com mínima de7 graus e máxima de 20 graus.
Veja a previsão para a cidade do Rio,segundo a Climatempo:
sábado,dia 10: chuvoso durante o dia. À noite a chuva para e as nuvens diminuem. Mínima de 15 graus e máxima de 19 graus.domingo,dia 11: sol com algumas nuvens ao longo do dia. Noite de céu limpo. Mínima de 12 graus e máxima de 23 graus.segunda-feira,dia 12: sol e muitas nuvens à tarde. À noite o céu ainda fica com muita nebulosidade,mas não chove. Mínima de 13 graus e máxima de 26 graus.terça-feira,dia 13: sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Mínima de 14 graus e máxima de 21 graus.