Mais recentes
-
Prefeito de BH apresenta melhora e fará teste de extubação, diz boletim médico
-
Walter Salles fala sobre disputa do Globo de Ouro: 'um ano muito mais competitivo do que o de 'Central do Brasil''
-
Investindo com fé: como um fundo de US$ 24 bilhões quer dar marca religiosa à gestão de empresas nos EUA
-
Fies terá 56 mil vagas 100% financiadas para pessoas de baixa renda
Programa de alfabetização para jovens e adultos tem vagas abertas até o dia 12 em diferentes bairros
2024-08-07 HaiPress
Alunos durante uma confraternização do projeto de alfabetização — Foto: Divulgação/Estácio de Sá
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 07/08/2024 - 05:03
Inscrições abertas para programa de alfabetização no Rio
Até dia 12,inscrições abertas em vários bairros no Rio para programa de alfabetização de adultos. Projeto da Estácio visa desenvolver pensamento crítico,com aulas gratuitas e duração de 4 meses. Coordenadora destaca importância do programa após pausa durante pandemia. Aulas ministradas por estudantes de licenciatura da Estácio. Confira locais e inscrições em https://institutoyduqs.com.br/alfabetizacao.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
No próximo dia 12 começa mais uma edição do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs,em parceria com a universidade Estácio. O programa é gratuito,e os alunos receberão todo o material didático necessário para as aulas. Cerca de 1.700 pessoas já foram atendidas na faixa etária entre 30 e 70 anos.
Fábrica carioca de arte: Centro Coreográfico da Cidade,na Tijuca,celebra 20 anosGosto de sonho realizado: Filha abre pizzaria na Zona Norte para dar vida melhor aos pais
Alexandra Borges é coordenadora do projeto e atua no programa da Yduqs há cerca de quatro anos. Atualmente,ela lidera as 14 unidades onde o programa de alfabetização é realizado. Após pausa forçada durante a pandemia,ela conta que o projeto voltou com força total.
— Para mim é um misto de sentimentos acompanhar a trajetória desses alfabetizandos,conhecer as histórias que os impediram de ler e escrever e participar da realização desse sonho. Eu me sinto muito grata e aprendo muito mais com eles vendo a força de vontade,a forma como cada um enfrenta as suas dificuldade e a leveza com que levam a vida — diz ela.
A iniciativa conta com dois módulos de ensino. No primeiro,o objetivo é que os alunos consigam ler e escrever pequenos textos,com compreensão,além de resolver problemas matemáticos simples. Já o módulo II visa ao aperfeiçoamento da leitura,a interpretação de texto de forma crítica e a escrita. Cada etapa do programa tem duração de quatro meses.
Os estudantes matriculados terão aulas com alunos dos cursos superiores de licenciaturas da Estácio,como Pedagogia,Letras,História,Geografia e Matemática,com a participação do corpo docente da instituição. As aulas,com três horas de duração cada,são ministradas duas vezes por semana. As inscrições podem ser realizadas por meio do link https://institutoyduqs.com.br/alfabetizacao.
Confira os locais onde as aulas serão realizadas no Rio de Janeiro
Estácio Via Brasil (Zona Norte) - Endereço: Rua Itapera,500 - Irajá. Estácio Ilha do Governador (Zona Norte) -Endereço: Estrada do Galeão,6.774 - Shopping Aldeya Bay Mall. Estácio Nova América (Zona Norte) – Endereço: Av. Pastor Martin Luther King Jr.,126,Shopping Nova América Outlet - Del Castilho. Estácio R9 (Taquara/Zona Oeste) – Endereço: Rua André Rocha,838. Estácio Nova Iguaçu (Baixada Fluminense) – Endereço: Rua Oscar Soares (antiga Plínio Casado),1.466 - Centro de Nova Iguaçu. Estácio Queimados (Baixada Fluminense) – Endereço: Rua Doutor Eloy Teixeira,165,2º Andar – Centro. Estácio São Gonçalo (Alcântara/Região Metropolitana) – Endereço: Rua Manoel João Gonçalves 410 – Alcântara. Estácio Duque de Caxias (Baixada Fluminense) – Endereço: Rua Major Correia de Melo,86. Estácio Teresópolis (Região Serrana) – Endereço: Rua Nilza Chiapeta Fadigas,nº 488 – Várzea.