Mais recentes
-
Pacote fiscal gera crise interna na bancada do PT e desgasta relação do governo com PSOL
-
Ciência do Chope: pesquisa sobre copo ideal para cerveja surgiu em ida à piscina, conta professor
-
Protagonista da série 'Sutura', Humberto Morais fará nova novela de Rosane Svartman
-
Exoneração expõe insatisfação com esforços do governo Lula para frear crise sanitária em reservas indígenas
Lucros da Semapa crescem 22,5% no 1.º semestre para 131,8 milhões
2024-07-27 HaiPress
Já o volume de negócios consolidado do grupo nos primeiros seis meses do ano foi de 1.438,5 milhões de euros,mais 7% do que no período homólogo,referiu.
"No período em análise,foram gerados 1.065,5 milhões de euros na Navigator (Pasta e Papel),345,8 milhões de euros na Secil (Cimento),e 27,8 milhões de euros nos Outros Negócios",disse a Semapa,adiantando que "as exportações e vendas no exterior no mesmo período ascenderam a 1.079,0 milhões de euros,o que representa 75,0% do volume de negócios".
Por sua vez,o EBITDA (resultado antes de impostos,juros,depreciações e amortizações) foi de 379,1 milhões de euros,mais 14,4% do que no período homólogo,sendo que "298,8 milhões de euros foram gerados na Navigator,76,5 milhões de euros na Secil e 2,2 milhões de euros nos Outros Negócios".
Para o aumento do EBITDA contribuiu a "performance positiva da Navigator (+18,1%) e da Secil (+7,0%),a compensar a queda de Outros Negócios",adiantou.
Segundo a Semapa,"na Navigator,o foco na eficiência e gestão de custos,a evolução positiva da procura de papel de impressão,'packaging' [embalagem] e de papel 'tissue' [usado,por exemplo,para papel higiénico] e o nível de preços da pasta permitiram alcançar os bons resultados".
Já no segmento de cimento,a evolução positiva do EBITDA "resultou da contribuição dos negócios em Portugal,Brasil e Tunísia,que permitiu contrabalançar a performance menos positiva do negócio no Líbano",referiu.
No final do primeiro semestre,a dívida líquida remunerada consolidada da Semapa atingiu 1.127,2 milhões de euros,"superior em 115,2 milhões de euros relativamente ao final de 2023".
Quanto ao investimento,atingiu,no primeiro semestre de 2024,"um valor total de 324 milhões de euros,dos quais 175 milhões de euros em investimentos financeiros,prosseguindo a execução dos planos estratégicos das diferentes subsidiárias".
O grupo destacou "a entrada da Navigator e do Grupo Semapa numa nova geografia,Reino Unido,através da conclusão com sucesso da aquisição da Accrol Group Holdings plc a 24 de maio".
O investimento em ativos fixos realizado neste período foi de aproximadamente 149 milhões de euros,face a 143,7 milhões de euros no período homólogo,"destacando-se a Navigator com 93 milhões de euros (dos quais cerca de 41 milhões de euros são investimentos de cariz sustentável) e a Secil com 47,3 milhões de euros".
O grupo deu ainda conta da criação da Fundação Semapa - Pedro Queiroz Pereira,um projeto filantrópico,de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade,com uma dotação inicial de 10 milhões de euros,"a ser realizada em três parcelas,a primeira de 4 milhões de euros a ser entregue no corrente ano,e duas parcelas de 3 milhões de euros cada,a serem entregues até ao final de 2026 e até ao final de 2027,respetivamente".