Mais recentes
-
Pacote fiscal gera crise interna na bancada do PT e desgasta relação do governo com PSOL
-
Ciência do Chope: pesquisa sobre copo ideal para cerveja surgiu em ida à piscina, conta professor
-
Protagonista da série 'Sutura', Humberto Morais fará nova novela de Rosane Svartman
-
Exoneração expõe insatisfação com esforços do governo Lula para frear crise sanitária em reservas indígenas
Assim como em 2023, Botafogo inicia mais um segundo turno na liderança, mas mira novo final, agora com o título
2024-07-27 HaiPress
Artur Jorge,técnico do Botafogo,líder do primeiro turno do Brasileirão — Foto: Vitor Silva / Botafogo
Normalmente,o segundo turno do Campeonato Brasileiro,que começa neste sábado para o Botafogo,contra o Cruzeiro,às 21h30,no Nilton Santos,é mais difícil e nervoso do que o primeiro. As partidas,de maneira geral,ficam mais intensas e truncadas por conta da necessidade mais urgente das equipes pontuarem — seja no topo da tabela ou na parte de baixo —,dos desfalques por lesão e também pelo afunilamento com outras competições do calendário,casos da Copa do Brasil e da Libertadores. Mas se estas situações atingem todas as equipes,no caso do alvinegro de Artur Jorge,há um fator que torna a segunda metade do Brasileirão ainda mais complexa: o fantasma da campanha de 2023.
Elenco alvinegro: Botafogo avalia destinos para empréstimos de Patrick de Paula e Gustavo SauerR$ 61 milhões: Botafogo chega em acordo com Udinese por valores e fica a detalhes do acerto com Matheus Martins
Assim como no ano passado,o Botafogo começa o returno na liderança. Em 2023,a vantagem de 13 pontos no início da 20ª rodada fazia com que o título fosse considerado praticamente certo. Não foi o que aconteceu. Agora,com apenas três pontos à frente do Flamengo,segundo colocado (e que ainda tem uma partida a menos),o alvinegro terá o desafio de fazer o que não conseguiu na edição anterior: manter o bom desempenho dos primeiros 19 jogos para tentar,enfim,ser campeão. Com os mesmos 40 pontos,o time de Artur Jorge faria 80,cinco a mais do que os mágicos 75.
É bem verdade que o Botafogo tem se preparado para isso desde o início da temporada e,com o técnico português,dá diversas demonstrações de que parece estar vacinado dos erros do passado. Além dos destaques da última temporada terem voltado a brilhar,casos de Marlon Freitas,Júnior Santos e Tiquinho Soares,a diretoria da SAF deu novos ares à equipe com peças que não estiveram no time em 2023 e deram resposta imediata,como Luiz Henrique,Bastos e Cuiabano.
Atleta já se despediu do clube: Botafogo encaminha empréstimo de Diego Hernández para o León,do México
O lateral-esquerdo,que chegou ao clube no último dia da janela do início do ano,teve ascensão meteórica. Em apenas 15 partidas,foram três assistências e três gols,sendo o mais recente deles no empate em 2 a 2 contra o São Paulo,na quarta-feira.
Com tal desempenho,Cuiabano — suspenso pelo terceiro cartão amarelo,o defensor não jogará neste sábado,contra o Cruzeiro —,tem chamado a atenção de diversos clubes do exterior. Contra o São Paulo,olheiros de clubes ingleses e franceses foram ao Morumbis para observar o lateral-esquerdo de perto. A informação foi dada inicialmente pela Trivela.
Paris-2024: Flamengo e Pinheiros se destacam entre clubes com mais atletas nas Olimpíadas; veja lista completa
Saídas programadas
No momento,o Botafogo não tem pretensão de negociar o defensor. Por outro lado,há a previsão da saída de alguns jogadores. Ontem,o clube encaminhou o empréstimo do uruguaio Diego Hernández para o León,do México,por uma temporada e sem custos. Além disso,o clube avalia destinos para emprestar os meias Patrick de Paula e Gustavo Sauer,que não devem ter minutagem com Artur Jorge.
Já em relação aos atletas que estão para chegar,o Botafogo chegou a um acordo com a Udinese pelo valor que pagará para contratar Matheus Martins: 10 milhões de euros (R$ 61,5 milhões),além de mais dois milhões de euros que podem ser pagos em bônus. Detalhes separam o atacante ex-Fluminense de assinar o contrato com o alvinegro.
Para a partida contra o Cruzeiro,além de Cuiabano,o técnico Artur Jorge não poderá contar com Marlon Freitas,também suspenso pelo terceiro amarelo. Dessa maneira,Marçal pode ser o escolhido,juntamente com outro reforço que chegou nesta janela: o volante Allan,que estreou contra o São Paulo e pode fazer seu primeiro jogo como titular pelo Botafogo.