Mais recentes
-
Pacote fiscal gera crise interna na bancada do PT e desgasta relação do governo com PSOL
-
Ciência do Chope: pesquisa sobre copo ideal para cerveja surgiu em ida à piscina, conta professor
-
Protagonista da série 'Sutura', Humberto Morais fará nova novela de Rosane Svartman
-
Exoneração expõe insatisfação com esforços do governo Lula para frear crise sanitária em reservas indígenas
Subida do salário mínimo real em Portugal é a sétima maior da OCDE
2024-07-11 HaiPress
Portugal registou a sétima maior subida real do salário mínimo entre 30 países da Organização para a Cooperação o Desenvolvimento Económico (OCDE),com uma subida nominal de 36,7%,nos últimos cinco anos.
Este valor traduz-se num crescimento real (descontando o efeito da inflação) de 17,5%,e de 5,5% no que toca à remuneração horária,entre maio de 2019 e maio de 2024,segundo os dados divulgados no 'Employment Outlook' de 2024,citado pelo Jornal Económico.
No topo da lista dos países onde o salário mínimo mais cresceu na OCDE está o México,onde a remuneração (nominal) duplicou em termos nominais. A subida real foi de 86,6%.
Em 2019,o salário mínimo em Portugal era de 600 euros,ao passo que,este ano,o valor se situa nos 820 euros. Tendo a inflação em conta e contabilizando o salário anual,o aumento real dos salários nacionais foi o sétimo mais elevado da OCDE.
Só dois países registaram recuos em termos reais dos seus salários mínimos: Os Estados Unidos,onde o valor nacional caiu 18,e Israel,com uma queda de 0,9%.